Fundador da DeepSeek afirma que a experiência ´não importa´ na hora de contratar funcionários
A experiência “não é tão importante” na hora de contratar funcionários, de acordo com o fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, startup por trás da IA generativa homônima que vem abalando o mercado nos últimos dias. O tema foi abordado por ele durante uma rara entrevista dada em 2023, resgatada pelo Business Insider nesta quinta-feira (30).
De acordo com o empresário, características como criatividade, habilidades básicas e paixão são muito mais importantes em um contratado do que uma longa lista de trabalhos anteriores. Para ele, isso vale principalmente para os projetos de longo prazo, enquanto a experiência deve ser valorizada para objetivos de curto prazo.
“Ao fazer algo, pessoas experientes dirão sem hesitação que você deve fazer de uma maneira. Mas pessoas inexperientes explorarão repetidamente e pensarão seriamente sobre como fazê-lo, e então encontrarão uma solução que se adapte à situação atual”, explicou o executivo em entrevista à publicação chinesa 36KR.
Essa resposta surgiu após Wenfeng ser questionado se tinha interesse em contratar talentos estrangeiros, especialmente de gigantes do setor como OpenAI e Meta. O executivo também explicou que os principais cargos técnicos da DeepSeek são ocupados por recém-formados ou pessoas que concluíram seus cursos há um ou dois anos.