Mais de 40% dos domicílios com TV têm serviço de streaming no Brasil
Segundo levantamento do IBGE, a televisão aberta e fechada estão perdendo espaço para o streaming no Brasil.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o número de domicílios brasileiros com sinal de televisão e com assinatura de serviços por TV fechada tem caído nos últimos anos. Por outro lado, os serviços de streaming têm aumentado e já estão em quatro de cada dez lares com televisão no país.
Mudança nos hábitos dos brasileiros está em andamento
Segundo a pesquisa, em 2023, 4,5 milhões dos 78,3 milhões de domicílios brasileiros não tinham televisão, número que representa 5,7% do total.
Em 2016, o percentual era de 2,8% e em 2022, 5,1% (ou 3,8 milhões de famílias).
De acordo com o IBGE, o resultado indica que está em andamento uma mudança nos hábitos dos brasileiros.
Ao mesmo tempo, a TV por assinatura vem perdendo espaço.
Em 2016, um em cada três (33,9%) lares possuíam o serviço.
Já em 2022, eram 27,7% e, no ano passado, o percentual caiu para 25,2% (18,6 milhões de endereços).