Meta substitui chefe de política global por executivo alinhado a Donald Trump
A Meta decidiu reformular sua equipe de política global, que agora será chefiada por Joel Kaplan, apontado como o “republicano mais proeminente da empresa”, como relatou o site Semafor na quinta-feira (2). Ele vai substituir o antigo líder do setor, Nick Clegg, que está de saída.
Vice-chefe de gabinete da Casa Branca durante a administração de George W. Bush, Kaplan atuava como vice-presidente da equipe de política global da big tech. Em dezembro, ele apareceu em um evento na Bolsa de Valores de Nova York ao lado do presidente eleito e seu vice, Donald Trump e JD Vance, respectivamente.
Segundo a publicação, ele vem sendo uma das principais vozes contra o que considera ser restrições à liberdade de expressão política dentro da empresa. Na visão do agora novo líder da divisão, a moderação de conteúdo silencia “desproporcionalmente” as vozes conservadoras nas redes sociais da Meta.
Ainda de acordo com a reportagem, a mudança sinaliza o alinhamento da dona do Facebook ao futuro governo dos Estados Unidos, se afastando de posições progressistas adotadas nos últimos anos. A aproximação de Zuckerberg a Trump, além de uma doação de US$ 1 milhão para a cerimônia de posse do presidente eleito, também sinalizam com clareza esse movimento, que também tem sido feito por outras gigantes da tecnologia.