Meta suspende acesso a ferramentas de IA no Brasil
A Meta, controladora do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou que está suspendendo a disponibilidade de suas ferramentas alimentadas por inteligência artificial generativa no Brasil.
A decisão aconteceu após a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) determinar o fim da coleta de dados de usuários para treinar modelos de IA. O órgão determinou uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento em razão do alto risco de “dano grave e irreparável ou de difícil reparação aos direitos fundamentais” das pessoas impactadas.
A empresa alterou suas políticas de privacidade no mês passado. Para assim oficializar o uso de dados de suas plataformas no desenvolvimento de suas ferramentas baseadas na tecnologia de IA, o que gerou preocupações em várias partes do mundo.
Diante da polêmica atualização, na ocasião, a empresa se pronunciou reforçando o trecho das diretrizes que diz que apenas dados públicos seriam utilizados.
“Usamos informações que estão publicamente disponíveis online e informações licenciadas. Também usamos informações compartilhadas nos produtos e nos serviços da Meta”