Nerd News



Microsoft anuncia fechamento de data center submarino

Experimento durou de 2013 até 2020 e deixa lições para servidores em terra firme.

A Microsoft confirmou oficialmente o encerramento do Projeto Natick. Essa é a iniciativa de data centers subaquáticos da empresa, que tinha como objetivo estudar a viabilidade de instalação desses equipamentos no fundo do mar.

Segundo o site Data Centre Dynamics, o Natick foi desativado em definitivo após ficar alguns anos sem atualizações por parte da empresa. A confirmação veio por meio de Noelle Walsh, chefe da divisão de computação em nuvem e inovação da Microsoft.

O projeto começou em 2013 e, cinco anos depois, rendeu um experimento no litoral da Escócia. Em 2020, os módulos foram recolhidos para análise, mas um relatório definitivo ainda era esperado pelo público.

Ao todo, a companhia chegou a contar com 855 servidores submersos e operando como parte da plataforma Microsoft Azure. Agora, a China segue com o seu projeto de servidores submarinos e deve manter as atividades até 2025.


O fim do projeto, entretanto, não significa que ele foi um fracasso. A companhia diz ter observado o comportamento dos servidores para aplicar certas lições nos data centers em terra firme. Um dos pontos positivos foi a durabilidade: apenas seis unidades apresentaram danos ao longo do experimento, menos do que os que ficaram na superfície.
No fundo do mar
A ideia da companhia era “fornecer conectividade à internet por anos” a partir de um conjunto de data centers submarinos autossuficientes, capazes de trabalhar principalmente para cidades costeiras.

Esses servidores ficavam em contêineres considerados experimentais pela empresa. Em outras palavras, eles eventualmente seriam descontinuados para a instalação ou não de um projeto de caráter definitivo. Porém, parece que a ideia de data centers debaixo d’água não vai mesmo adiante pela Microsoft.




Fonte: https://www.adrenaline.com.br/microsoft/microsoft-anuncia-fechamento-de-data-center-submarino/