Olimpíadas 2024: IA revoluciona transmissões em 8K e realça eventos ao vivo
As Olimpíadas de Paris começaram nesta semana, com alto investimento em inteligência artificial (IA). Graças à tecnologia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vai transmitir os jogos em resolução 8K, criar vídeos de destaques em vários formatos e idiomas em tempo real e até proteger atletas contra abusos virtuais.
Além disso, a IA deve tornar os Jogos Olímpicos de Paris mais sustentáveis e permitir a identificação de novos talentos em meio aos quase 10.500 atletas presentes — segundo dados oficiais. Nas linhas a seguir, o Canaltech explica como e onde a tecnologia será utilizada nas Olimpíadas 2024.
As inovações em IA estreiam nesta edição das Olimpíadas. Em parceria com o COI, empresas como Alibaba, Deloitte, Intel e OMEGA desenvolveram recursos avançados que serão colocados à prova nos jogos.
Segundo Ilario Corna, diretor de Tecnologia da Informação do COI, as Olimpíadas de Paris vão mostrar conceitos pioneiros de IA ao longo das próximas semanas.
A inteligência artificial terá um papel importante na transmissão ao vivo dos jogos. Em parceria com o gigante chinês Alibaba, o COI vai implementar sistemas avançados de câmeras com IA para “aprimorar a experiência do espectador, enriquecer a narrativa e explicar melhor certos eventos esportivos”.
Yiannis Exarchos, CEO do Serviço Olímpico de Transmissão (OBS), comentou que a IA será usada para fornecer “replays mais atraentes de mais ângulos de câmera” em 21 modalidades.
Por meio de ferramentas na nuvem, o COI vai utilizar sistemas de replay multicâmera com reconstrução de alta qualidade para criar modelos tridimensionais e mapeamento de pontos de vista em tempo real.
Visando aumentar a precisão das informações exibidas nas Olimpíadas, a OMEGA vai aplicar ainda mais recursos de IA na transmissão do OBS para fornecer dados com mais agilidade e relevância ao público.
Em mergulho, atletismo e ginásticaartística, a análise inteligente vai permitir que os espectadores entendam melhor os movimentos e a biomecânica dos atletas;
Ainda em mergulho, o OBS e a OMEGA usarão IA para gerar gráficos de dados aprimorados, fornecendo dados sobre o desempenho de cada atleta no ar e ao entrar na água;
Em canoagem velocidade, maratona, marcha atlética, ciclismo de estrada (corrida de estrada e contra-relógio), ciclismo de mountain bike, maratona de natação, remo, vela e triatlo, a tecnologia de rastreamento de movimento baseada em IA também vai ajudar comentaristas e espectadores a acompanhar as posições dos atletas.
Transmissão em 8K e geração de destaques ao vivo:
Como principal parceira da plataforma de IA para Paris 2024, a Intel desenvolveu diversos recursos de IA capazes de gerar experiências imersivas durante os jogos.
Além de exibir mais informações e destaques em tempo real, as transmissões das Olimpíadas de Paris serão as primeiras a ter qualidade de imagem em 8K, graças aos processadores Xeon, da Intel. Segundo a fabricante de chips, os jogos serão exibidos com baixa latência e alta definição pela internet.