Painel de Controle do Windows está com os dias contatos; entenda mudança
O Painel de Controle existe desde a década de 1980, mas vem perdendo funções nos últimos anos. Agora, a Microsoft revelou que o aplicativo está sendo descontinuado; entenda.
A Microsoft decretou o fim do Painel de Controle do Windows, em uma publicação na sua página de suporte. O recurso, que existe desde a década de 1980, vem perdendo algumas funções para o aplicativo Configurações nos últimos anos, alimentando rumores de que poderia ser descontinuado no futuro. Apesar de ainda não ter uma data definida, a Microsoft confirmou que a ferramenta será descontinuada em favor do app Configurações, que oferece uma melhor experiência para o usuário. A seguir, entenda o motivo dessa decisão, o que mudará no aplicativo e mais.
Por que o Painel de Controle do Windows vai acabar?
Boatos de que o Painel de Controle seria descontinuado existem há algum tempo. Desde que a Microsoft lançou o aplicativo Configurações, em 2012, com o Windows 8, a ferramenta vem perdendo recursos essenciais. Uma das mudanças mais recentes foi a realocação das opções de precisão do ponteiro do mouse para o app. Alguns ajustes podem ser acessados nos dois softwares, mas o Painel parece manter alguns dos programas mais avançados do sistema. Um exemplo é o “Modo de Energia”, presente no Configurações do Windows 11, mas o recurso “Opções de Energia” parece mais avançado.
Segundo a publicação da Microsoft, o Painel de Controle está sendo descontinuado em favor do Configurações para melhorar a experiência do usuário. A empresa afirma que o aplicativo “oferece uma experiência mais moderna e simplificada”. Ao olhar o layout de ambos os recursos, fica claro que o Configurações está mais parecido com a interface do Windows 11, enquanto o Painel de Controle mantém a aparência de versões anteriores do sistema operacional.
O que mudará no aplicativo Configurações com o fim do Painel de Controle?
O esperado é que o aplicativo Configurações continue recebendo as ferramentas do Painel de Controle, como vem acontecendo nos últimos anos. Não foi apresentado um plano de migração e também não informou uma data para o recurso ser descontinuado. Na publicação, a empresa apenas afirma que o Configurações “é continuamente atualizado para suportar os recursos mais recentes do Windows”.
A Microsoft afirma que o Painel de Controle ainda existe por razões de compatibilidade e para os usuários poderem acessar ferramentas que ainda não foram migradas. No entanto, o mais recomendado é que o aplicativo Configurações seja usado sempre que possível. Sem informações mais detalhadas, é ainda incerto se a Microsoft irá incluir todos os recursos do Painel de Controle no aplicativo ou se alguns também serão descontinuados.