Segredo para fusão nuclear pode estar no canhão mais poderoso do mundo
A startup First Light Fusion testou seu "gatilho" para fusão nuclear no canhão mais poderoso do mundo; resultado deixou empresa otimista.
A startup First Light Fusion testou sua abordagem para iniciar e sustentar a fusão nuclear no canhão de energia mais poderoso do mundo, nos Estados Unidos. E o resultado obtido colocou a empresa de tecnologia um passo mais perto de revolucionar o ramo da energia.
A fusão nuclear é o processo que “energiza” estrelas – o Sol, por exemplo (lembra daquela cena do Doutor Octopus em Homem-Aranha 2?). Replicá-la na Terra poderia fornecer energia limpa quase ilimitada. Só que alcançá-la precisa de temperaturas e pressões extremas. No caso da startup, seu método atingiu 1,85 terapascals de pressão, um novo recorde.
Startup usa canhão mais poderoso do mundo para testar seu ‘gatilho’ para fusão nuclear
Existem vários métodos para replicar a fusão nuclear na Terra. A maioria depende de lasers e confinamento magnético. A First Light Fusion se distingue por buscar a fusão por confinamento inercial – traduzindo: disparar um projétil em alta velocidade para gerar altas temperaturas e pressões necessárias para a fusão.
“Este método é mais simples, mais barato e mais eficiente em termos energéticos do que as abordagens que exigem lasers complexos e caros, reduzindo o risco físico”, informou a empresa, segundo o site Recharge News.