"Tela de borracha": Samsung mostra painel Micro LED que estica
A Samsung mostrou um protótipo de tela Micro LED que pode ser esticada ou flexionada em qualquer ângulo, quase como uma borracha. A novidade foi apresentada durante a IMID 2024, uma feira voltada para as inovações na parte de display.
O componente exibido pela Samsung tem uma taxa de alongamento de 25%, e, portanto, pode ser esticada a até 1,25x em relação a seu tamanho normal. Isso ocorre sem causar danos ao painel, que pode retornar ao formato original.
A Samsung demostrou sua nova tela ao usá-la como um mapa de relevo da linha de Jeju, na Coreia, onde acontece o evento.
Trata-se de uma solução parecida com outra tela que a Samsung mostrou em 2017. No entanto, na ocasião o painel trazia tecnologia Dynamic AMOLED, em vez do Micro LED que se diferencia por trazer benefícios em aspectos como qualidade, durabilidade e eficiência.
De acordo com a empresa, o novo painel tem a maior resolução de imagem já vista, em comparação com outros painéis de construção flexível.
Para isso, ele alcança uma densidade de pixels de 120 PPI. Isso não é muito em comparação com smartphones que podem ultrapassar os 500 PPI, mas ainda é suficiente para aplicações como monitores e TVs.
No entanto, ainda não se sabe exatamente quando, ou em quais tipos de produtos, a nova tela seria utilizada. A Samsung aponta que se trata de um “painel de próxima geração”, e por isso ainda pode levar um certo tempo até que chegue às casas de clientes.
No entanto, as inovações de tela estão a todo vapor no mercado de celulares, já que a Huawei está prestes a apresentar um celular com tela flexível tripla. O dispositivo já foi encontrado múltiplas vezes nas mãos de um executivo da empresa, e o lançamento foi confirmado para setembro.