Nerd News



Xiaomi "derruba" Apple e se torna 2ª maior fabricante de celulares do mundohttps://canaltech.com.br/mercado/xiaomi-derruba-apple-e-se-torna-2a-maior-fabricante-de-celulares-do-mundo/

Pela primeira vez desde agosto de 2021, a Xiaomi vendeu mais celulares que a Apple. Os registros feitos pela agência Counterpoint Research são referentes ao mês de agosto deste ano, e refletem algumas estratégias de ambas as empresas.

A empresa mantém um desempenho relativamente estável ao longo de 2024, após ter registrado dificuldades nas linhas de produção em 2022 e 2023.

Além disso, a conjuntura macroeconômica também foi favorável para a empresa, com recuperações em mercados essenciais como a Índia e a América Latina, onde há mais alta demanda de celulares em faixas de preço mais baixas.

No entanto, também não se ignora o caráter sazonal das vendas da Apple, com um padrão semelhante ao visto nos últimos anos.
Como a Maçã realiza seus lançamentos em apenas uma data anualmente, por volta do mês de setembro, é comum que suas vendas sejam impulsionadas a partir desse momento. Por contraste, o período mais fraco ocorre logo antes, e justamente no período analisado pelo relatório recente da Counterpoint.

Portanto, o lançamento da linha iPhone 16 provavelmente fará com que a Apple volte a superar a Xiaomi, apesar de rumores recentes indicarem uma demanda abaixo do esperado.

Ambas as empresas seguem abaixo da Samsung, que costuma alternar o posto de marca que mais vende celulares com a Apple, já que os picos sazonais dão à Apple a chance de alcançar o topo entre setembro e o início do ano seguinte.


Fonte: https://canaltech.com.br/mercado/xiaomi-derruba-apple-e-se-torna-2a-maior-fabricante-de-celulares-do-mundo/